Tratamento

Informe-se

TRATAMENTO

Há um tratamento específico para cada tipo de doença de Von Willebrand, mas todos têm o objetivo de normalizar os níveis de fator Von Willebrand na circulação sanguínea. Essa diferenciação no tratamento é o que torna mais importante ainda possuir o diagnóstico correto.

O tratamento pode ser feito aumentando a liberação de fator no organismo ou por meio da infusão intravenosa. Indicado por um médico hematologista em conjunto com outras especialidades, de acordo com cada caso.

OPÇÕES DE TRATAMENTO

Substância administrada através de injeção intravenosa para aumentar a liberação de fator de Von Willebrand na circulação sanguínea. Uma maior quantidade de fator auxilia na manutenção de sua função no organismo.

É usado em pacientes do tipo 1 e, em algumas situações, tipo 2A, 2M e 2N. Em pessoas portadoras do tipo 3 a administração do DDAVP não pode ser feita, pelo risco de agravar a coagulopatia.

Referem-se aos medicamentos como o ácido aminocapróico e o ácido tranexâmico. Eles reduzem a degradação da fibrina, proteína que é formada na coagulação, aumentando a resistência do coágulo. Podem ser utilizados isolados ou em combinação com o DDAVP ou a reposição de fator – em casos de sangramentos na mucosa bucal, do nariz ou, excessivos sangramentos durante o fluxo menstrual.

A reposição de concentrado de fator Von Willebrand é feita através de injeção intravenosa, em pacientes do tipo 3 e, grande parcela, do tipo 2. É o principal tipo de tratamento, sendo indicado para controlar qualquer sangramento que possa afetar a qualidade de vida.

O concentrado pode ser produzido derivado do plasma humano, chamado plasmático, ou em laboratório, por meio de técnicas da engenharia genética, chamado de recombinante.

Podendo ser combinado com o fator VIII ou purificado, sendo apenas o fator de Von Willebrand. Porém, o concentrado isolado ainda não está disponível no Brasil.

É o tratamento para mulheres indicado para amenizar a intensidade do sangramento ginecológico, por meio de métodos contraceptivos.

Além dos tratamentos, o conhecimento sobre a doença de Von Willebrand e o seu tipo, a aceitação da condição e o apoio da família e amigos contribuem para a efetividade contra os sintomas e maior qualidade de vida.

Ficou com alguma dúvida?
Entre em contato, a equipe da APH está pronta para te auxiliar no que for preciso.

Ficou com alguma dúvida?
Entre em contato, a equipe da APH está pronta para te auxiliar no que for preciso.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Comments are closed.