O diagnóstico da hemofilia normalmente acontece na infância e a partir desse momento inicia-se o tratamento que se estende para a vida toda. Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil há cerca de 12 mil pessoas que convivem diariamente com a doença e para atendê-las e ajudar na melhora da qualidade de vida, o país oferece uma linha de cuidados para tratar e prevenir os desdobramentos da doença.
Dessa forma, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente o atendimento e orientação médica aos pacientes e familiares, além dos medicamentos necessários para o tratamento. Alguns desses medicamentos garantem reposição da proteína que é escassa no sangue dessas pessoas. Com ele é possível evitar a perda exagerada de sangue quando a pessoa se machuca e as restrições na realização de atividades no dia a dia.
Como um hemofílico pode receber o tratamento
Os hemofílicos recebem o acompanhamento nos Centros Tratadores da Hemofilia – Hemocentros – que possuem toda a estrutura para realizar o tratamento e disponibilizar informações. Antigamente, o atendimento era feito de forma pontual, ou seja, conforme a criança se machucava e os pais corriam para o médico, as intercorrências iam sendo tratadas. Hoje, esse sistema possibilita que o hemofílico e familiares possam ser acompanhados de perto prevenindo episódios críticos. Os Centros de Tratamento são vinculados à Hemorrede Pública, o que permite a adesão dos pacientes a materiais práticos e protocolos, além das demais orientações para que o tratamento possa ser feito adequadamente. Importante ressaltar que o fornecimento de medicamentos é 100% garantido pelo Ministério da Saúde de forma gratuita. Pessoas com coagulopatias, como a hemofilia, devem fazer periodicamente suas consultas em seu centro de tratamento e manterem seu cadastro atualizado no Hemovida Web Coagulopatias. Ele é fundamental para garantir o acesso do paciente ao que está sendo disponibilizado pelo sistema.Associação Paranaense de Hemofílicos (APH)
A Associação Paranaense de Hemofílicos atua para que os direitos dos hemofílicos possam ser respeitados bem como preza pela educação da população para que essa doença possa ser cada vez mais conhecida e, assim, possamos evitar preconceitos e limitações por falta de conhecimento. Apoiamos os hemofílicos nas suas lutas por garantia de direitos, como auxílio doença, tratamento fora da cidade de domicílio, entre outros. Conheça mais sobre o nosso trabalho e demais informações sobre a doença em nosso site.Comments are closed.
Comentários