Num passado recente, hemofílicos contraiam hepatite C por conta do baixo controle feito na doação de sangue, que já foi base de tratamentos para hemofilia. Embora esse problema tenha sido eliminado, a pouca informação sobre a doença prevalece.
Aqui, explicamos exatamente como ela ocorre, quais são os sintomas hepatite C, tratamentos possíveis e se tem cura. Confira e entenda essa enfermidade de uma vez por todas.
O que é hepatite C
A hepatite C é uma inflamação no fígado causada pelo vírus VHC, normalmente transmitido pelo sangue contaminado. Hoje, as principais formas de transmissão são por compartilhamento de seringas, agulhas e instrumentos de manicure e pedicure, bem como de tatuagem e piercing. Trata-se de uma doença silenciosa, que geralmente só é descoberta quando está na fase crônica, provocando lesões graves no fígado. Em casos mais sérios, pode levar ao óbito. Entre os principais sintomas que provoca estão:- Mal-estar e cansaço;
- Náusea e vômito;
- Icterícia (pele e olhos amarelados);
- Perda de peso;
- Dor muscular;
- Febre.
Hepatite C tem cura?
Sim, a hepatite C tem cura em mais de 90% dos casos, mas somente se o tratamento for seguido corretamente. Hoje, são utilizadas medicações modernas que são capazes de eliminar o vírus em provocar grandes efeitos colaterais, como ocorria anos atrás.Tratamento para hepatite C
Os tratamentos para hepatite C são feitos com medicamentos de ação antiviral que são fornecidos pelo SUS, para pacientes que não podem pagar por eles. Vale ressaltar um detalhe: os medicamentos eliminam o vírus, mas não o comprometimento já causado por ele no fígado. Logo, o paciente continuará com lesões hepáticas, mas sem o risco de que elas evoluam e causem complicações graves. Justamente por isso é importante descobrir e tratar a doença cedo, porque o risco de desenvolvimento da hepatite C e do surgimento de lesões no fígado é reduzido.Comments are closed.
Comentários